O trabalho exigido aos radiadores é cada vez maior. A redução do tamanho e do peso leva a que bombas de refrigeração cada vez mais pequenas e leves tenham de dissipar as grandes quantidades de calor que surgem durante o regime de carga total dos motores cada vez mais pequenos.
A gestão térmica ativa dos motores leva, também, a que as bombas se desliguem parcialmente durante o funcionamento do veículo, o que origina a formação de lamas e depósitos no sistema de refrigeração.
As impurezas, a abrasão e a sujidade no circuito de refrigeração aumentam consideravelmente o desgaste da bomba de água. Além disso, as partículas atacam o anel de empanque (retentor do eixo rotativo).
A substituição da bomba de água não elimina a causa do problema. É uma questão de tempo até que a sujidade do líquido de refrigeração comece a desgastar a nova bomba.
É fundamental limpar o sistema de refrigeração a cada trabalho realizado no radiador ou na bomba de água. E é tão simples como usar o produto de limpeza Kühler Reiniger da LIQUI MOLY. Basta adicioná-lo ao líquido de refrigeração, com o radiador ligado e o motor a trabalhar.
As substâncias ativas do produto soltam os depósitos, a lama e a sujidade que, após 10 a 30 minutos, se devem eliminar em conjunto com o líquido de refrigeração usado. De seguida, o sistema deve ser enxaguado com água, ficando limpo para atingir o seu desempenho máximo.
Basta, depois, usar o anticongelante indicado pelo fabricante do veículo, informação disponível no Guia de Óleos da LIQUI MOLY.
Desta forma, a vida útil da bomba de água aumenta e evitam-se problemas no sistema de refrigeração. Limpeza acima de tudo!