O motor de um veículo tem de estar sempre suficientemente lubrificado. A película protetora reduz a fricção mecânica dos componentes móveis do motor e impede que metal se encontre com metal. Sem o óleo, o motor sofreria danos graves em apenas poucos segundos.
O óleo correto para motores tem, sobretudo, de garantir a lubrificação em todas as condições de funcionamento e cargas a que um motor se encontra sujeito. No caso de temperaturas extremamente baixas, o lubrificante deverá ser o mais líquido possível para facilitar o arranque e chegar o mais rápido possível a todos os pontos de lubrificação importantes no motor.
Por outro lado, no caso de temperaturas extremamente altas, a película de lubrificação não pode quebrar, uma vez que isso iria destruir o motor.
Óleo para motores em pormenor
O óleo para motores tem várias funções no motor de combustão, indispensáveis para o funcionamento sem problemas do veículo. Conheça, a seguir, as principais.
Lubrificar
A função mais importante do óleo para motores é a lubrificação dos componentes mecânicos do motor. Deve reduzir a fricção entre os componentes móveis, mantendo, assim, o desgaste o mais reduzido possível. A formação de uma película de lubrificação fechada é necessária para evitar danos no motor causados pela fricção metal/metal.
Refrigerar
O óleo para motores contribui para a refrigeração dos componentes do motor. Garante a saída de calor do motor para que este não sobreaqueça.
Limpar
O óleo para motores também tem a função de limpeza do motor. O óleo absorve resíduos de combustão, de desgaste metálico e depósitos, transportando-os para o filtro de óleo.
Vedar
O óleo para motores ajuda a vedar os anéis de segmento para a câmara de combustão, impedindo a entrada de gases poluentes no motor.
Proteção contra a corrosão
O óleo para motores forma uma película de proteção sobre as superfícies de metal. Desta forma, evita-se o efeito do ar, ficando o motor protegido dos produtos parcialmente agressivos resultantes da combustão.
Porque é importante utilizar o óleo correto?
Cada motor é diferente e tem, como tal, exigências diferentes. Ao utilizar o óleo errado com uma viscosidade não adequada, pode não se formar a pressão de óleo certa, causando danos ao motor.
Outras consequências negativas podem ser a perda de garantia, aumento crescente do consumo de combustível, maior risco de avarias, tempo de vida útil do motor reduzido e destruição do filtro de partículas e do catalisador.
Para saber qual o óleo adequado para o seu veículo, consulte liqui-moly.to/guiadeoleos