A função principal de um líquido de refrigeração sempre foi – como o nome indica – atuar no devido arrefecimento do bloco do motor, compensando as reações exotérmicas que ocorrem a cada combustão, mantendo, assim, o motor numa temperatura ótima de funcionamento (aprox. 90°C). No entanto, este produto foi sofrendo várias evoluções e consegue, agora, atuar e proteger o motor em diferentes circunstâncias:
• Sobreaquecimento: formulações próprias permitem elevar o ponto de ebulição ajudando a que o líquido não ferva e continue a circular normalmente no seu circuito.
• Congelação: os materiais-base com que se produzem os líquidos de refrigeração têm excelentes propriedades anticongelantes, que visam proteger todo o circuito (radiador, tubagens, bloco…) das temperaturas frias e, assim, permitir o arranque seguro do motor mesmo com -20°C.
• Lubrificação: Rodando normalmente a altas rotações, o veio/empanque da bomba de água requer uma proteção suplementar que evite a gripagem e a consequente falha na vedação do circuito, ocorrendo a indesejada perda do líquido de refrigeração e – muitas vezes – danos no motor por sobreaquecimento.
Antes de mudar o líquido de refrigeração não se esqueça de limpar todo o sistema
Cinco perguntas frequentes sobre anticongelantes
Posso utilizar um líquido refrigerante concentrado sem diluir?
Não. Este produto, na sua forma concentrada, não tem capacidade para dissipar a energia necessária ao bom funcionamento do sistema de refrigeração. A LIQUI MOLY geralmente recomenda uma taxa de mistura de 50:50 (anticongelante/água destilada).
Isso garante a proteção ideal do circuito de refrigeração contra corrosão, sobreaquecimento e congelamento. No entanto, a proporção de anticongelante do radiador não deve ser inferior a 35% e não deve ser superior a 60%.
A resistência às baixas temperaturas depende da diluição do líquido de refrigeração?
Sim. Para uma proteção apropriada à região onde o veículo habitualmente circula, deve ser observada a tabela fornecida pelo fabricante do líquido de refrigeração na embalagem.
As diferentes tecnologias de líquidos de refrigeração podem ser misturadas?
Não devem ser misturadas já que o principal propósito – maior duração da sua vida útil – perder-se-á. Além de que há alguns componentes (silicatos) que não podem ser utilizados ou misturados com outros elementos ativos nos líquidos de refrigeração.
A cor do líquido de refrigeração é suficiente para identificar se é apropriado para o meu veículo?
Não. A cor dos líquidos de refrigeração é definida pelos fabricantes dos motores e não são garantia da sua compatibilidade com um determinado veículo. Deve sempre consultar qual a norma exigida pelo fabricante e utilizar um líquido de refrigeração compatível.
Como posso encontrar o líquido de refrigeração certo para o meu veículo?
Basta visitar o nosso guia de produtos, em www.liqui-moly.com, e escolher o seu veículo. Além dos lubrificantes recomendados, terá, também, acesso ao líquido de refrigeração indicado para o motor do seu veículo, bem como a quantidade que o sistema necessita.
Clique aqui para ver um resumo da gama de anticongelantes LIQUI MOLY por marca de veículo.