Skip to content

Quanto tempo demora um óleo a lubrificar o motor?

Os óleos não são todos iguais e a viscosidade diferente tem, também, resultados diferentes. Por isso, é fundamental usar o óleo correto para cada motor.
Check-up Media LIQUI MOLY Top Tec 4600 5W30

Alguma vez pensou qual o tempo que o óleo do motor demora até atingir o último ponto de lubrificação durante o arranque a frio (0°C)? A verdade é que as diferenças são grandes consoante a viscosidade do óleo e, por isso, os construtores de automóveis são tão rigorosos quando definem uma viscosidade: para que tudo aconteça de forma perfeita, tal como foi definido no desenvolvimento de cada motor.

A vida útil de um motor depende fortemente do óleo base usado e, também, da viscosidade do óleo do motor. Se o óleo leva 2,8 segundos para alcançar o último ponto de lubrificação do motor em baixas temperaturas no caso dos óleos 0W-XX, no que aos óleos 15W-XX diz respeito esse tempo sobe para 48 segundos. Este fator tem uma influência decisiva na vida útil de um motor. Por isso, é fundamental usar sempre o óleo adequado para cada motor.

Cada tipo de óleo tem características distintas e, por isso, não se deve mudar para um óleo com menor viscosidade por, aparentemente, ser mais rápido a lubrificar o motor. Até porque, é um óleo muito fluido e com características que podem prejudicar um motor que requer uma viscosidade mais elevada. Por isso, é fundamental usar o Guia de Óleos LIQUI MOLY para saber qual o óleo correto para cada veículo.

E será que o mesmo óleo dá para todos os motores? Saiba a resposta aqui.

Na verdade, cada fabricante tem uma norma específica e a LIQUI MOLY tem óleos de motor para cumprir cada uma das normas. Essa norma deve sempre ser respeitada e torna-se cada vez mais importante do que a própria viscosidade.

Por exemplo, um mesmo motor usado em diferentes marcas obriga ao uso de óleos distintos, porque cada norma exige uma formulação diferente para cumprir todos os requisitos e não causar danos no motor.

Check-up Media LIQUI MOLY oils stopwatch
Sabe o que é o “W” na referência de um óleo?

A viscosidade do óleo é a medida do atrito interno de um fluido. Depende muito da temperatura e é classificada pela SAE (Society of Automotive Engineers) numa combinação número/letra (por exemplo, 5W-40).

O número de referência (por exemplo, 5W = winter/inverno) é o código para o comportamento a baixas temperaturas, enquanto o número de referência (por exemplo, 40) é o código para as propriedades de fluxo a altas temperaturas (100°C).

E quais as diferenças entre óleo mineral, sintético ou totalmente sintético? Conheça-as aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Se desejar deixe o seu comentário.x