Skip to content

Sabia que… os aditivos LIQUI MOLY têm bocais específicos consoante o tipo de combustível?

Desta forma, acaba a possibilidade de errar e usar um aditivo Diesel num veículo a gasolina. E vice-versa. Os aditivos LIQUI MOLY podem, assim, ser usados nos veículos mais antigos, mas, também, nos veículos de última geração, com sofisticados sistemas de segurança no enchimento de combustível.
Check-up Media LIQUI MOLY motorsystemreiniger Diesel

O uso frequente de carros de aluguer, avisos pouco claros, partilha de veículos ou, simplesmente, a agitação da vida quotidiana levam, repetidamente, ao reabastecimento incorreto dos veículos.

No passado, isso não era problemático, já que os motores a gasolina continuavam a funcionar mesmo com pequenas quantidades de Diesel. Em alguns casos, a gasolina foi, intencionalmente, adicionada ao Diesel para melhorar as propriedades de baixa temperatura do gasóleo.

Mas…

Nos motores modernos, por outro lado, o reabastecimento incorreto é problemático. Mesmo pequenas quantidades de Diesel num motor a gasolina podem causar danos. Pior ainda são as pequenas quantidades de gasolina num motor Diesel.

Check-up Media LIQUI MOLY scheme
Check-up Media LIQUI MOLY scheme 2

O gasóleo tem uma propriedade lubrificante que é retirada pela gasolina. Sem esta película lubrificante, o reabastecimento incorreto pode levar a danos caros na bomba de combustível e até à sua falha. Sem lubrificação, as limalhas podem soltar-se e danificar os bicos injetores e a câmara de combustão.

Em caso de dúvida, o depósito tem de ser esvaziado, o que consome tempo, e o combustível é desperdiçado, o que é especialmente caro. Por isso, a indústria automóvel reagiu, instalando diferentes tampões de abastecimento de combustível.

Alguns deles, substituem mesmo a tampa do depósito e dispõem de dois mecanismos de segurança. Os tampões do depósito e o bocal da bomba comportam-se como tranca e chave. Por outras palavras, o veículo só pode ser reabastecido com o bocal destinado a cada combustível.

Com esta alteração nos bocais, a LIQUI MOLY adaptou-se, há vários anos, para garantir que os seus aditivos de combustível podem ser usados, também, em qualquer veículo moderno, “destrancando”, assim, o mecanismo de segurança.

Solução

Uma vez que o mecanismo do tampão de abastecimento de combustível, agora, é padrão, em 2019 a LIQUI MOLY otimizou os bocais de aditivos (muitas vezes designados pelos clientes como funis). Como resultado, é fácil encher os nossos aditivos no depósito de combustível.

Vantagem: graças aos bocais adaptados, os erros durante o enchimento dos aditivos acabam.

Check-up Media LIQUI MOLY Super Diesel Additiv old new

Os novos bocais são, também, adequados para os veículos já existentes e mais antigos, de modo a que não existam restrições para nenhum tipo de veículo.

Desta forma, os bocais dos aditivos LIQUI MOLY só acionam a “tranca” do sistema de enchimento se forem os indicados para esse combustível, seja gasolina ou Diesel. São, também, os pormenores que fazem a diferença.