Skip to content

É obrigatório usar a marca de óleos recomendada pelo fabricante do veículo?

Não! São proibidas quaisquer condutas contra a concorrência no que diz respeito a lubrificantes. As perguntas mais ouvidas com resposta neste artigo da LIQUI MOLY.
LIQUI MOLY products

A União de Fabricantes Europeus de Lubrificantes (UEIL, na sua sigla em inglês) representa os seus membros e quando deteta uma conduta fraudulenta por parte dos fabricantes de automóveis, informa o OEM sobre esta infração e, regra geral, o problema resolve-se rapidamente.

As normas sobre concorrência na União Europeia regulam, claramente, que os fabricantes automóveis podem recomendar determinadas marcas para as suas peças de substituição (entre as quais se incluem os óleos de motor e outros lubrificantes), mas nunca podem exigir o uso exclusivo de uma determinada marca para manter a garantia relacionada com o veículo.

1 – Um fabricante de automóveis pode impor o uso de uma marca de lubrificantes ou outros líquidos em particular para os veículos da sua marca?

Não! Há apenas uma exceção: se o construtor pagar pelos produtos, por exemplo, em caso de campanhas de recolha. De outro modo, pode sempre utilizar o produto LIQUI MOLY com a aprovação adequada. A garantia do veículo não deve depender do uso de determinados lubrificantes.

Ou seja, todos os óleos que cumpram as especificações técnicas corretas do OEM podem ser utilizados para a manutenção do veículo, sem que isso leve à perda da garantia. Para manter a garantia, é obrigatório que o óleo tenha aprovação do fabricante, como acontece com os óleos LIQUI MOLY.

2 – Os construtores de automóveis podem recomendar determinados lubrificantes e outros líquidos?

Sim, as recomendações são permitidas, mas não passam disso mesmo. No entanto, elas não são vinculativas, dado que o construtor só pode definir requisitos mínimos. Com as suas diversas especificações e aprovações, a LIQUI MOLY cumpre (e ultrapassa) estes requisitos.

LIQUI MOLY Top Tec 6400 5W30

Poderá encontrar o produto certo para cada veículo de forma rápida e simples no Guia de Óleos LIQUI MOLY ou na app LIQUI MOLY (disponível para iOS e Android).

3 – O direito à garantia é afetado se não se cumprir a recomendação do fabricante?

Não! O construtor não pode limitar a sua garantia, desde que o lubrificante cumpra os requisitos em termos de qualidade e desempenho (as aprovações). Os diversos produtos premium da LIQUI MOLY cumprem estes requisitos.

Para ter a certeza, basta prestar atenção às especificações e aprovações, dado que estas são sempre verificadas pelo próprio construtor, com diversos controlos de qualidade.

Em resumo, qualquer consumidor pode escolher usar óleos LIQUI MOLY com as aprovações corretas para o seu veículo.

0 0 votes
Article Rating
Subscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Se desejar deixe o seu comentário.x